1o6g4i

Segurança | 09/05/2025 | 15:59
Maio Amarelo leva conscientização sobre o trânsito às escolas de Içara 16o1i
Somente em 2024, cidade teve 409 acidentes com vítimas
Redação
Compartilhar: 1m516x
Içara tem uma programação especial pela conscientização no trânsito neste mês. A campanha do Maio Amarelo teve início no dia 3 com um desfile de viaturas dos órgãos de segurança e trânsito da cidade e da região pela Rua Marcos Rovaris. Agora, as ações seguem com visitas às escolas, onde estudantes terão a oportunidade de receber orientações para práticas cada vez mais seguras no trânsito.
O Maio Amarelo é decorrente de uma proposta da ONU, em 11 de maio de 2011, para uma década de conscientização devido aos acidentes de trânsito serem a terceira maior causa de morte no mundo. Desde 2014, o Observatório Social de Segurança Viária desenvolve a campanha ao Brasil. "A cor amarela é uma referência aos semáforos, em que significa atenção", lembra o agente de trânsito, Osmar Camilo, em participação ao Podcast Pauta da Semana, no Portal Canal Içara, nesta sexta-feira, dia 9.
"Contamos com a sociedade para reduzir os acidentes por meio do uso do cinto de segurança, o respeito aos limites de velocidade e sem a utilização do celular durante a condução dos veículos", acrescenta o agente de trânsito, Jorge Reis. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Sest/Senat e o 28º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército. "A cor amarela é uma referência aos semáforos, em que significa atenção", explica o agente de trânsito Osmar Camilo.
DADOS - Ao todo, Içara possui uma frota de 56 mil veículos para uma população de 62.455 habitantes. Ou seja, em média, para cada 10 pessoas na cidade há quase nove veículos. Os dados dos órgãos de segurança e trânsito apontam também que, somente em 2024, foram registrados 409 acidentes com vítimas na cidade e 1.034 colisões que resultaram em danos materiais.