1o6g4i

Cotidiano | 22/05/2025 | 15:08
Câmara de Içara articula nova delegacia e mais efetivo policial 491i2g
Reunião foi realizada com autoridades de segurança e a comunidade nesta quarta-feira, dia 21
Redação | com informações de André Dal Ponte, da Câmara Municipal
Compartilhar: 1m516x
A Câmara Municipal de Içara vai formar uma comissão especial para reivindicar melhorias na segurança pública do município junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública. A iniciativa foi definida em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 21, motivada por casos de furtos e arrombamentos.
Vamos convidar o Poder Executivo para participar dessa comissão. O município possui esse déficit que é preciso ser sanado, até em virtude do crescimento da população, afirma o vereador Charles Cargnin (PL). Entre os encaminhamentos da reunião convocada por ele, está o pedido de implantação de uma segunda delegacia da Polícia Civil em Içara e o aumento do efetivo da Polícia Militar. Também ficou definida a intensificação de rondas ostensivas na região dos bairros Jaqueline e Santa Cruz.
Conforme o comandante do 29º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Moreno Persson, a participação da comunidade nas ações de segurança é também importante por meio do programa Rede de Vizinhos, operado via grupo de WhatsApp. Esse programa permite que o cidadão informe atitudes suspeitas diretamente a policiais que acompanham os grupos. Para participar, é necessário ar o aplicativo PMSC Cidadão, explicou.
Ele ainda orienta a população sobre a necessidade de registrar ocorrências pelo número 190, fundamental para o planejamento de operações. Realizamos nossas ações com base em dados. A participação da comunidade auxilia os trabalhos da PM, acrescenta. Outra iniciativa destacada pelo comandante foi a consultoria preventiva oferecida gratuitamente pela Polícia Militar. O serviço permite que agentes avaliem vulnerabilidades em residências e estabelecimentos comerciais. O policial vai até o local e identifica os pontos que podem facilitar furtos, bastando fazer o agendamento, disse.
Como desdobramento, o vereador Charles Cargnin também adiantou que irá apresentar um projeto de lei para ampliar as penalidades a comerciantes que adquirirem mercadorias oriundas de crimes. A reunião contou ainda com a presença do capitão Valdir Cristóvão de Oliveira Júnior, dos delegados Rafael Marin Iasco e Danilo Bandeira Valdetaro, além de representantes do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), da União das Associações Comunitárias de Içara (UACI) e moradores.