1o6g4i

Cotidiano | 08/05/2025 | 05:10
Unesc empossa Luciane Ceretta e Gisele Lopes com o compromisso pela excelência universitária 1d4x14
Solenidade marca início do terceiro mandato da reitora e celebra a primeira gestão 100% feminina
Especial de Marciano Bortolin, da Unesc
Compartilhar: 1m516x
Um capítulo especial na história da Unesc iniciou nesta quarta-feira, dia 7. Em sessão solene realizada no Auditório Ruy Hülse, tomaram posse para o mandato 2025-2029, a diretora-presidente da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri) e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e a vice-diretora-presidente da Fucri e vice-reitora, Gisele Silveira Coelho Lopes. A cerimônia foi prestigiada pela comunidade acadêmica, lideranças comunitárias e políticas, o que reafirma a força e o protagonismo da Universidade como instituição comunitária.
Luciane e Gisele representam a primeira chapa 100% feminina a comandar a Unesc, eleita com expressiva participação. Ao todo, a chapa recebeu 11.228 votos, número que representa crescimento de 30% em relação à última eleição. Luciane, que assumiu o terceiro mandato, enfatiza o compromisso com uma Universidade cada vez mais democrática, inclusiva, participativa e voltada ao desenvolvimento regional.
"Os 11.228 votos recebidos no dia 11 de março representam quase 98% do total de votantes, um índice altamente significativo. Entre os 1.768 colaboradores, 1.760 votaram em nossa chapa, um resultado que carrega grande valor e, acima de tudo, respeito. Temos um compromisso com cada um dos nossos colegas. Cada integrante da comunidade acadêmica está conosco, no coração e no cotidiano da Unesc. O diálogo é o princípio ativo que norteia todas as nossas decisões, sempre guiadas pela ética e pelo respeito", fala a reitora.
Avanços significativos
Os desafios na educação são constantes, e precisamos avaliar continuamente o cenário para que a Universidade possa responder às demandas da sociedade, na medida em que essas necessidades se apresentam. A Unesc é uma Universidade em constante processo de ressignificação. Para o próximo mandato, nosso grande desafio será manter esse posicionamento, ampliando a excelência acadêmica e a infraestrutura, de modo a garantir o o e a permanência dos estudantes. Além disso, buscamos expandir ainda mais a atuação da nossa Instituição. Atualmente, estamos presentes com um campus em Araranguá e planejamos expandir também para Tubarão. Como Universidade Comunitária, temos o compromisso de estar presente em todo o Sul catarinense, enfatiza Luciane.
Quando Luciane assumiu o primeiro mandato, em 2017, a Unesc possuía 12 mil estudantes, chegando a quase 18 mil em 2025. No total, a comunidade acadêmica conta com aproximadamente 20 mil pessoas. Nesta próxima gestão, a Unesc tem como missão consolidar as conquistas já alcançadas e, sobretudo, ampliar o campo de atuação para novos espaços. Um dos grandes focos será a internacionalização, um o significativo iniciado em 2024, que continuará avançando nos próximos anos com o objetivo de colocar o estudante no centro da experiência em um contexto global. Temos plena convicção de que a Instituição está trilhando o caminho certo, sustentada por um modelo pedagógico sólido e inovador, capaz de levar nossos acadêmicos a diferentes realidades, em que poderão deixar a marca da excelência que caracteriza a educação da Unesc, ressalta a vice-reitora Gisele Silveira Coelho Lopes.
Nos últimos anos, foram mais de R$ 65 milhões investidos em infraestrutura, com destaque para novas clínicas e laboratórios de saúde, Centro de Pequenas Cirurgias, Laboratório de Realidade Mista, nova sede do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e a transformação da Unesc Araranguá em campus. Na área do Ensino, a Instituição cresceu mais de 35% em número de estudantes e conta com mais de 17,6 mil alunos da educação infantil, no Colégio Unesc, ao doutorado. A Graduação Multi, baseada em metodologias ativas e experiência prática, é uma das inovações implantadas. A Unesc também se destaca com conceito máximo no MEC (presencial e EAD), destaque entre as 150 melhores da América Latina (THE) e entre as 20 melhores instituições não estatais do Brasil, segundo o Ranking da Folha de São Paulo (RUF).
Na Pesquisa, a Universidade investiu R$ 26 milhões com recursos próprios e se consolidou como a número um entre as não estatais de Santa Catarina. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), por exemplo, recebeu nota máxima da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Já a internacionalização cresceu mais de 30%, com 64 acordos firmados com instituições estrangeiras. Já na Inovação, a Unesc coordena iniciativas como o Unesc Connect, o Centro de Inovação de Criciúma (CRIO), o projeto Inova Mais SC e a revitalização do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), com recursos captados da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).