1o6g4i

Cotidiano | 15/05/2025 | 17:44
Segunda Semana da Transparência Pública de Içara finaliza programação 3t1e6v
Programação teve foco no o à informação e participação cidadã
Redação
Compartilhar: 1m516x
A 2ª Semana da Transparência Pública de Içara chega ao fim nesta sexta-feira, dia 16. A abertura oficial foi realizada no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti e reuniu autoridades, servidores públicos e a comunidade em geral na segunda-feira, dia 12. Eles conferiram as palestras da advogada Pricila Noveli Joaquim, representante da OAB Subseção Criciúma, e de Ana Cristina Flores, procuradora do Município de Criciúma e professora da Unesc. Ambas abordaram os direitos do cidadão em relação à transparência pública e a importância da responsabilidade dos gestores nesse processo.
Na mesma tarde, também foram apresentados o Portal da Transparência e o Boletim de Transparência do Município por Rosângela Vidal Teixeira, diretora geral do Órgão Central do Sistema de Controle Interno. Para ela, ações como esta são essenciais para fortalecer o vínculo entre o poder público e a população. Transparência não é apenas uma exigência legal, é um compromisso com o cidadão. Mostrar de forma clara como os recursos são aplicados fortalece a confiança na gestão pública e estimula a participação popular, ressaltou Rosângela.
A programação também ou por escolas da rede municipal. Na terça-feira, foi a vez da EMEF Tranquilo Pissetti receber a apresentação do portal e do boletim. Na quarta-feira, a atividade ocorreu na EMEF Ângelo Zanelatto, com o mesmo objetivo: sensibilizar estudantes e educadores sobre a importância da transparência como valor democrático. Já na quinta-feira, as ações se concentraram na divulgação de conteúdos informativos . O mesmo acontecerá nesta sexta-feira, além da publicação do novo Boletim da Transparência, que marca o encerramento da semana.
Nossa gestão é pautada na ética, no diálogo e na responsabilidade com o dinheiro público. A Semana da Transparência é mais uma forma de garantir que a população saiba onde e como os recursos estão sendo aplicados. É um direito de todos e um dever nosso, como gestores públicos, avalia a prefeita, Dalvania Cardoso (PL).