1o6g4i

Cotidiano | 23/05/2025 | 10:41
Fim de semana terá celebração da cultura afro em Içara 4x2k66
Programação com religiosidade, gastronomia e música acontecerá no Salão Paroquial São Donato
Redação
Compartilhar: 1m516x
A comunidade de Içara se prepara para celebrar um novo encontro da Pastoral Afro, neste domingo, dia 25, no Salão da Paróquia São Donato. A 28ª edição do evento acontecerá a partir das 10h com missa na Igreja Matriz. Em seguida, terá então a tradicional feijoada. Os ingressos estão disponíveis por R$ 50 para adultos e R$ 20 para crianças, com venda antecipada pelo telefone (48) 99949-2114.
Além da religiosidade e da gastronomia, o encontro terá também atração musical. O embalo fica por conta do grupo Dunduê com pagode a partir das 14h. "É um encontro interdiocesano que envolve as pastorais também de Tubarão, Jaguaruna, Capivari de Baixo, Siderópolis, Boa Vista e Praia Grande", ressalta a coordenadora, Nadir da Rosa.
Pastoral Chico Rosa
O Movimento de Consciência Negra em Içara teve início em 1997, por iniciativa de Nadir da Rosa dos Santos, com o objetivo de resgatar e valorizar a etnia negra no município. Com apoio de nomes como Derlei Catarina De Lucca, Maria de Fátima Fraga, Sanete Monteiro e Maria Helena Zanette Topanotti, o primeiro o foi dado com a participação na Festa do Trabalhador daquele ano.
A partir da mobilização afro, surgiu a necessidade de um grupo representativo da cultura, culminando na criação do Grupo Afro Chico Rosa, atualmente com status de pastoral católica, e do Grupo de Capoeira Chico Rosa ambos em homenagem a Francisco Bernardo da Rosa, conhecido como Nego Chico, figura respeitada da comunidade negra local.