logo logo

Curta essa cidade! 5jn66

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença! 1l1z70

Comunicação + Conteúdo + Conexões

ar
//WHATSAPP ?>

1o6g4i

Cotidiano | 26/05/2024 | 21:29

Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa nesta segunda-feira 713r1k

Dia D será realizado no segundo sábado de junho

Redação | com informações da Prefeitura de Içara

Compartilhar: 1m516x

As Unidades de Saúde da Família (USFs) de Içara começam a campanha de imunização contra a paralisia infantil nesta segunda-feira, dia 27. A ação seguirá até 14 de junho em todas as unidades com sala de vacinação, entre elas, Presidente Vargas, Liri, Jaqueline, Aurora, Vila Nova I, Boa Vista, Esplanada, Primeiro de Maio, Jardim Elizabete, Raichaski e Nossa Senhora de Fátima. Um Dia D será organizado em 8 de junho, o segundo sábado do próximo mês, para facilitar o o da população ao imunizante.

“Durante toda a campanha, as USFs dos bairros Presidente Vargas e Vila Nova atenderão em horários estendidos de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h. São as duas unidades das pontas da cidade, que poderão receber os pacientes de outros bairros. Tudo para gerar mais comodidade aos pais”, observa o secretário de Saúde de Içara, Gustavo de Jesus.

O público-alvo contempla crianças com idades entre um e quatro anos completos. “A imunização contribui com a redução do risco de reintrodução, no Brasil, do vírus que está ativo em outros países. Não é porque erradicamos a doença no ado, que devemos relaxar. É um dever de cidadão mantermos a vacinação dos nossos filhos em dia”, destaca a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Shirley Gazola.

Paralisia Infantil

A poliomielite – também conhecida como pólio ou paralisia infantil – é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, podendo acarretar paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves. Com o último registro da doença ocorrido em 1989 no Brasil, a vacinação é importante para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no país, principalmente após a notificação, em 2023, de um caso da doença em uma criança no Peru, país que faz fronteira com o Brasil.

O esquema vacinal é composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aos dois, quatro e seis meses de vida, e com mais duas doses de reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para menores de quatro anos.


Conheça as marcas que potencializam o crescimento da cidade

Maio tem programação especial para os MEIs em Içara 1t1jm

Definidos os finalistas da Copa Cermoful de Futebol Suíço 2025 523243

CDL e Secretaria de Saúde unem esforços por vacinação em Içara 255q70

Unesc empossa Luciane Ceretta e Gisele Lopes com o compromisso pela excelência universitária 1d4x14