1o6g4i

Cotidiano | 11/05/2021 | 15:01
Aplicação da vacina AstraZeneca é suspensa em gestantes 353544
Suspensão da aplicação da AstraZeneca em gestantes segue orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
Compartilhar: 1m516x
A Secretaria Municipal de Saúde de Içara suspendeu nesta terça-feira, dia 11, a aplicação da vacina AstraZeneca contra a covid-19 para as gestantes do município. A medida vai se manter em vigor até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária revogue a decisão e, conforme divulgado pelo Município, não afetará a imunização das gestantes, a partir de agora, em continuidade com outras marcas.
A Secretaria Municipal de Saúde determinou a suspensão da vacinação das gestantes do município de Içara, independente do tempo de gestação, visando preservar a saúde das gestantes e de seus filhos, informa o secretário de saúde Sandro Ressler. Mas, quero tranquilizar a população, ao informar que até aqui não tivemos nenhum registro de problemas com esta vacina a nossas gestantes, conclui.
A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país.
O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica, ressalta a Anvisa.