1o6g4i

Cotidiano | 26/05/2025 | 23:59
Luciane Ceretta assume Secretaria de Estado da Educação u5u4e
Posse ocorreu em Florianópolis nesta segunda-feira, dia 27
Especial de Daniela Savi, da Unesc
Compartilhar: 1m516x
Com o sentimento de missão e compromisso com a educação catarinense, a reitora licenciada da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, assumiu oficialmente o cargo de secretária de Estado da Educação na manhã desta segunda-feira, dia 26. A cerimônia de posse, realizada no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, reuniu autoridades políticas, reitores, professores, estudantes e lideranças educacionais de todo o estado.
Reitora da universidade pela terceira vez consecutiva e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), que reúne 14 universidades comunitárias, Luciane teve participação na construção do Programa Universidade Gratuita, que oferta bolsas de 100% para estudantes de graduação, ao lado do então secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, a quem sucede no cargo.
Além da atuação na presidência da Acafe na segunda gestão consecutiva, Luciane também exerce papéis de destaque nos Conselhos Estadual e Nacional de Educação, posições que conquistou pela liderança ativa nas pautas voltadas à melhoria da educação brasileira. De acordo com o governador, Luciane Ceretta chega à Secretaria de Educação com a missão de melhorar ainda mais os índices educacionais de Santa Catarina que já são referência para o Brasil. Além disso, Jorginho Mello quer que a nova secretária dê prioridade para as instalações físicas das escolas.
Nós temos importantes desafios pela frente na Secretaria, como a ampliação da infraestrutura das escolas, com foco na melhoria da climatização. Nossa meta é que, até o fim deste ano, todas as unidades estejam devidamente climatizadas. Outro ponto fundamental é a recomposição da aprendizagem, especialmente a partir dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para a qual já temos estratégias bem definidas, comentou Luciane, que recebeu das mãos do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm o bóton de identificação funcional e o plano de governo, marcando oficialmente o início de sua gestão.
Temos convicção de que chegaremos ao final do ano com as escolas em uma condição infinitamente melhor do que a que temos hoje. Será essencial avaliar o processo pedagógico, promover a recomposição da aprendizagem e identificar com precisão as lacunas dos nossos estudantes, sobretudo nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, que são os principais indicadores de desempenho e impactam diretamente no Ideb. Sabemos que é um trabalho desafiador e árduo, mas estou absolutamente motivada para enfrentá-lo. Estou licenciada da Unesc e também me licenciando da Acafe, para que possamos seguir com foco total na Secretaria de Estado da Educação, frisou Luciane.